Não é novidade para ninguém que a produção audiovisual no Brasil enfrenta uma série de desafios, em comparação com mercados internacionais, sobretudo o estadounidense. Questões como falta de orçamento, burocracia, concorrência com produções estrangeiras são só alguns dos desafios enfrentados pelos produtores brasileiros.
Durante a MAX 2023, o criador e roteirista da série Cangaço Novo, Eduardo Melo, falou sobre as dificuldades de produção de uma série no país. “O desenvolvimento de uma obra audiovisual já é um desafio por si só, pois envolve muitas pessoas e muito dinheiro. E é também um processo demorado que depende de muitas empresas e profissionais”.
Outro desafio enfrentado pelos produtores é a falta de incentivos fiscais. Embora existam alguns incentivos fiscais para produções audiovisuais no Brasil, a inconsistência e a insuficiência desses incentivos podem dificultar a captação de recursos para financiar projetos. Além disso, os produtores brasileiros também enfrentam o problema da distribuição eficaz do produto, o que vem mudando com as redes sociais.
Janela de oportunidades
Apesar dos desafios, é importante notar que o audiovisual brasileiro também apresenta oportunidades, como a riqueza de histórias locais, o potencial para parcerias internacionais e a crescente demanda por conteúdo original em plataformas digitais. O surgimento de plataformas de streaming oferece uma nova maneira de distribuir e consumir conteúdo, proporcionando oportunidades para produções nacionais alcançarem audiências globais.
Prova disso é que, no último, séries brasileiras como “Cangaço Novo”, “Os Outros”, “Rio Connection”, “Todo dia a mesma noite” caíram na graça do público e ganharam destaque nos streamings.
Eduardo Mello ressalta que o cenário do audiovisual brasileiro está em um de seus melhores momentos. “Hoje, nas produtoras, há departamentos específicos para receber projetos. Ou seja, fica mais fácil para o criador enviar o projeto, o que antes era muito difícil. Atualmente, também temos disponíveis mais cursos sobre como formatar um projeto.”
Dessa forma, equilibrar os desafios financeiros e de concorrência com as oportunidades oferecidas pelas plataformas e pelas novas formas de consumo de mídia são questões centrais que ampliam a janela de oportunidades para produtores brasileiros. “Esse pacote de oportunidades tem que ser aproveitado. A persistência é importante também. Devemos olhar para o projeto que acreditamos e seguir em frente com ele”, finaliza Eduardo.