Criatividade e inovação são pilares de sustentação da economia criativa, que se desenvolve mais a cada dia. O setor tem como característica a rápida absorção e adaptação de novidades e ferramentas tecnológicas à rotina profissional. Diante disso, as atividades artísticas e criativas não deixariam de surfar na onda dos podcasts, não é? Um levantamento, realizado pela Ibope, mostrou que no Brasil 50 milhões de pessoas já escutaram, pelo menos, um podcast ou programa de áudio pela internet. E as perspectivas de crescimento do segmento são as melhores. O conteúdo de áudio sempre ocupou um espaço importante na rotina das pessoas. Com o dinamismo proporcionado pelas plataformas de streaming, então, essa indústria cresceu ainda mais e se democratizou. A possibilidade de divulgar um projeto artístico ou de entretenimento nesses espaços impulsionou a criação e rompeu barreiras de atuação e alcance. O podcast é um produto facilmente adequável aos desejos e às necessidades dos criadores, porém, como em qualquer outra empreitada, para explorálo, é preciso conhecimento e preparo para tornar o conteúdo de áudio atrativo ao público. Vamos falar mais sobre isso a partir de agora.
Os Podcasts
Começamos com a definição de podcasts, que são séries de episódios gravados em áudio e transmitidos on-line. As plataformas de streaming do gênero ainda permitem o download desses conteúdos para consumo
off-line. A origem do termo “podcast” se deu a partir da junção das palavras “iPod”, reprodutor de áudio desenvolvido pela empresa Apple; e “Broadcast”, que, em inglês, significa transmissão. Atualmente, os podcasts são gravados em diversos formatos, porém, o modelo mais comum é o de entrevistas. Também são populares aqueles feitos de forma individual, apenas com um apresentador comentando sobre determinado tema. A definição de uma temática é um aspecto muito importante para um podcast, assim como a definição de um objetivo a ser alcançado com o projeto.
Por que fazer?
O crescimento do interesse das pessoas, conforme mostrou a pesquisa Ibope, é um atrativo para o formato. A praticidade de acessar os conteúdos durante deslocamentos ou simultaneamente a outras atividades, como no carro e na academia, por exemplo, ajuda a explicar essa popularidade. O alcance também é um fator a ser considerado. As tecnologias on-line encurtaram distâncias e, agora, permitem que um conteúdo seja difundido no mundo todo, para os públicos e nichos que se interessarem. Os podcasts passaram a fazer parte, inclusive, de estratégias de marketing digital. É fundamental, no entanto, que a decisão de investir nesse formato venha acompanhada de análises sobre os objetivos do seu projeto ou negócio. E não dá para esquecer que ter acesso a uma estrutura adequada para a produção de um conteúdo de qualidade também é essencial.
Etapas de Criação:
Depois de decidir que o podcast é o formato ideal para o seu projeto, é hora de mergulhar nas etapas de criação, que são:
• Objetivos;
• Persona;
• Tipo;
• Identidade;
• Duração e frequência.
Por mais que pareça óbvio, é preciso dizer que a etapa inicial corresponde à definição dos objetivos do podcast. Sem tê-los bem claros, o processo de trabalho fica desorganizado e os resultados não serão satisfatórios. A partir dessa compreensão, já é possível pensar na persona, ou seja, para quem você está criando o podcast. Essa etapa vai servir para nortear outras decisões, como o formato, o tom, os temas e a escolha dos convidados. Há vários tipos de podcasts, mas a sua escolha precisa estar aliada à proposta e à identidade que se deseja construir. É fundamental, ainda, que o formato dialogue com o público que se pretende atingir. Superadas essas fases, a etapa seguinte é criar uma identidade para o projeto, o que envolve a criação de um nome e logomarca. O processo considera todas as informações já elencadas, sem contar que esses elementos devem remeter à proposta. Por fim, é importante fazer uma análise sobre a duração que os episódios do podcast devem ter e qual a periodicidade de lançamento. Nessa etapa, pense, inclusive, no tempo e nos recursos necessários para a finalização de cada episódio.
Tipos de Podcast:
Entrevista
Já vimos aqui que esse é o tipo mais comum de podcast. Nele, cada episódio recebe um convidado diferente e pode envolver temas diversos. Uma das vantagens da entrevista é que o podcast expande o engajamento, também, para o público do entrevistado. Para esse formato, elaborar um roteiro para a entrevista é muito importante, porém, deixar espaço para desenvolver assuntos que surjam ao longo da conversa deixa o podcast com um tom mais natural.
Informativo Como o próprio nome sugere, esse formato tem o intuito de transmitir informações aos ouvintes, lembrando muito programas ou jornais de rádio. Nos podcasts informativos, geralmente dedicados a temas relacionados a atualidades, é possível abordar desdobramentos e aprofundar esses assuntos.
Individual
Outro tipo muito popular, o podcast individual necessita do apresentador e do equipamento para a captação do áudio. Geralmente, esse formato é utilizado por aqueles que desejam se firmar como referências em assuntos específicos, imprimindo, inclusive, uma marca pessoal ao projeto.
Painel
Podcasts em formato painel exigem, geralmente, mais tempo dedicado à produção e uma estrutura condizente. Nesses casos, o apresentador recebe mais de um convidado para debater os temas propostos.
Elementos necessários:
Depois de todo o planejamento, é chegada a hora da execução e alguns elementos requerem atenção, como:
• Local de gravação;
• Trilha sonora;
• Microfone;
• Softwares de comunicação (caso os entrevistados
não compareçam presencialmente);
• Bitrate (taxa de transferência de bits para a
transmissão dos dados).
Não descuide do conteúdo:
Todos os aspectos técnicos são indispensáveis, como já ficou claro, mas descuidar do conteúdo pode comprometer todos os esforços. É preciso preparação para conduzir o podcast e abordar os temas. Nessa etapa, dê atenção especial ao roteiro, que funciona como um guia, mesmo que não haja necessidade de ser seguido à risca. Ele precisa ser o mais completo possível e, independente do formato, deve trazer uma introdução que conduza à entrevista ou ao desenvolvimento do tema.
E, dá pra monetizar?
Dá, sim! Depois que você dedicou tempo e conhecimento para a elaboração de um podcast, é hora de pensar em estratégias para isso. Para começar, é aconselhável que você já tenha lançado alguns episódios antes de planejar a monetização. Com mais segurança e os primeiros resultados em mãos, é possível tentar captar patrocínio, vender anúncios ou, até mesmo, produtos no formato de podcast idealizado por você. É fundamental que todas as possibilidades sejam bem analisadas, assim, as chances de que essa monetização atinja os resultados desejados são maiores. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses conteúdos de áudio, chegou o momento de tirar as ideias do papel e lançar o seu podcast. Quer ter acesso a informações sobre cursos, eventos e consultorias sobre Economia Criativa? Então, acesse o site economiacriativa.sebraemg.com.br ou ligue para 0800 570 0800.