Produzir um projeto cultural de qualidade, que impacta positivamente as comunidades e a sociedade em geral, requer atenção a diversos aspectos essenciais. Para orientar e inspirar aqueles que buscam criar projetos culturais envolventes e eficazes, conversamos com Aline Cântia.
Ela é doutora em Educação, mestre em Estudos Literários e, há mais de uma década, atua como diretora-presidente do Instituto Cultural AbraPalavra, uma organização que atua na valorização da narração de histórias e na preservação da memória coletiva. No instituto, ela coordena diversos projetos locais e internacionais, como a "Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística", o "Era uma Voz: ciclo de reflexões sobre narração e outras linguagens" e o "Contos de Lá nos Cantos de Cá".
Se você está buscando competir em editais ou simplesmente deseja criar uma proposta convincente para sua iniciativa cultural, Aline dá algumas dicas importantes a serem consideradas:
Ler e entender o edital
Comece lendo cuidadosamente o edital. Parece óbvio, mas muitos detalhes e critérios essenciais estão explicitamente descritos no edital. Os critérios de avaliação são especialmente importantes, pois guiarão a estrutura do seu projeto. “Ali a gente tem todas as respostas para as nossas dúvidas. Geralmente, se eu respondo aqueles critérios com o meu texto, há uma boa chance de ser aprovada naquele edital”, diz Aline.
Justificativa significativa
A justificativa é o coração do seu projeto. Pergunte a si mesmo por que você deseja realizar essa iniciativa cultural e por que ela é relevante para você e seu público. Certifique-se de que a importância seja clara tanto para você quanto para quem o apoia. “Uma boa justificativa, construída a partir dessas perguntas já é o início da nossa história, e traça um bom caminho”, completa Aline.
Uma apresentação bem construída
Na apresentação do projeto, imagine-se contando a alguém sobre ele. Responda às perguntas fundamentais: o que é o projeto, onde e quando ele acontecerá, quem é o público-alvo e por que ele é relevante? As respostas a essas perguntas devem ser concisas e claras.
Objetivos alcançáveis e alinhados ao público
Seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos. Eles devem estar alinhados com o público-alvo e as características do projeto: evite conflitos entre o objetivo e os resultados pretendidos. “Não adianta colocar que você quer atingir dez mil pessoas em um projeto que vai acontecer em um bairro. Então quando eu penso no público e onde ele vai acontecer, eu consigo chegar também no meu objetivo”, diz Aline.
Cronograma realista
Elabore um cronograma realista. Evite a armadilha de tentar fazer muito em pouco tempo e certifique-se de que suas etapas sejam alcançáveis e sequenciais. Aline lembra que isso não apenas ajuda na escrita do projeto, mas também na execução, já que é preciso dar conta de realizar aquilo que foi prometido.
Orçamento Realista
Pesquise valores de mercado para o seu projeto e, assim, evite subestimar ou superestimar os custos. Para isso, utilize fontes confiáveis, como sindicatos, referências online e pedidos de orçamento. Aline dá mais uma dica: tenha ainda uma planilha detalhada de despesas e esteja preparado para justificar cada item.
Colaboradores e Parceiros
Pense nas pessoas que estarão envolvidas no projeto. Quem são os colaboradores e parceiros ideais? Descreva as habilidades e experiências que eles trarão para o projeto, destacando como isso contribuirá para o sucesso da iniciativa.
Detalhes importantes
“Sempre digo que escrever um projeto é como colocar o nosso sonho no papel”, diz Aline. Por isso, ela lembra da importância de prestar atenção a todos os detalhes, desde a concepção até a implementação. Não deixe nada ao acaso e esteja preparado para enfrentar desafios que possam surgir.
Revisão e adequação
Após a escrita inicial, revise seu projeto cuidadosamente para eliminar erros gramaticais, incoerências e inconsistências. Certifique-se de que todas as informações estejam claras e bem organizadas.
Apresentação profissional
Sua proposta deve ser apresentada de forma profissional, seja digitalmente ou em papel. Use uma formatação consistente, inclua um sumário executivo no início e certifique-se de que a linguagem seja acessível e envolvente.
Lembre-se de que cada projeto cultural é único, e essas dicas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de sua iniciativa. No entanto, seguindo esses princípios fundamentais, você aumentará suas chances de criar um projeto cultural convincente e bem-sucedido.